Pesquisar

terça-feira, 29 de março de 2011

Premiação do IDEB

Parte da EQUIPE da Escola Paroquial Bom Jesus esteve presente no último dia 28, no jantar de premiação das melhores escolas de Petrópolis segundo o IDEB 2009. Isso mesmo, EQUIPE com letra maiúscula e em negrito, composta por profissionais comprometidos e empenhados que colocaram nossa escola como a quarta melhor da cidade no segundo segmento do Ensino Fundamental. 
A premiação é fruto de um trabalho de qualidade desenvolvido por todos os funcionários e professores da escola, que se dedicam e acreditam na Educação. 



Parabéns aos alunos e à toda EQUIPE. Juntos somos mais fortes!!!

quinta-feira, 10 de março de 2011

16 de Março



ANIVERSÁRIO DE PETRÓPOLIS
PARABÉNS PELOS SEUS MARAVILHOSOS 168 ANOS!




Catedral São Pedro de Alcântara

Casa de Santos Dumont

Palácio Quitandinha

Praça da Águia

 
Avenida Júlio Frederico Koeller

 
Praça da Liberdade
Museu Imperial

 
Parque Cremerie

 
Relógio das Flores
 
Praça da Inconfidência

quarta-feira, 9 de março de 2011

Campanha da Fraternidade 2011

“A criação geme em dores de parto” é o lema da Campanha da Fraternidade de 2011, que tem como tema Fraternidade e a Vida no Planeta, anualmente promovida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) da Igreja Católica Apostólica Romana. A CF quer despertar na sociedade uma leitura bíblica a partir da obra criada por Deus e deseja contribuir para que haja, na sociedade, uma maior conscientização acerca do aquecimento global. Quer, também, provocar debate sobre o papel que cada um exerce no Planeta, contribuindo para as mudanças climáticas que se verificam, atualmente. O objetivo da CF é motivar as pessoas a participarem de debates e ações que possam enfrentar o problema da poluição do Planeta e a preservação das condições favoráveis à sobrevivência e permanência das futuras gerações da terra. A CF 2011 aborda o tema do aquecimento global e das mudanças climáticas a partir da ação criadora e harmoniosa de Deus e da sua Palavra, que cria e recria para deixar ao ser humano um tesouro do qual ele deve cuidar e zelar, mas nunca destruir nem explorar de forma depredatória.
É de suma importância perceber a si mesmo como integrante de uma rede maior de relações de produção e consumo, na qual o consumo não deve ultrapassar a necessidade de cada pessoa. Assim sendo, não haverá acúmulo de bens. A própria necessidade de sobrevivência impõe ininterrupta intervenção sobre o ambiente e daí retirar toda a sua alimentação e bem-estar. Os humanos são seres de combustão. Alimentam-se de outras formas de vida para sua própria manutenção. As intervenções, contudo, podem ser diferentemente moduladas. A "pegada humana" que significa a ação de consumo ou poluição que cada pessoa exerce na terra, tem sobre o ambiente poder de ser mais pesada ou mais leve. Tudo vai depender do modo como cada um de nós está pisando na terra.
Há formas mais predatórias de organizar a vida em sociedade e há outras menos predatórias. No fundo, depende do exercício de sabedoria. Seja sábio e verifique a sua “pegada” ecológica e veja a maneira de reduzi-la para que seja um contribuinte na limpeza do planeta. A discussão é a favor da mudança de mentalidade, mas também de uma educação ambiental. Acima do debate está o comportamento de cada cidadão e isso forma um problema radical para transformar o problema em solução. A CF não dará fruto se não provocar uma consciência de que cada um de nós é parte do problema, que se deve reverter na convicção de que cada um pode pessoalmente dar o seu contributo para a diminuição das emissões de gases de efeito estufa e de trabalhar para hajam energias limpas.
Para que a CF tenha efeito, são propostas as seguintes ações: Viabilizar meios para a formação da consciência ambiental em relação ao problema do aquecimento global e identificar responsabilidades e implicações éticas que estejam a favor ou que estejam fora de padrões de conservação e redução; Promover a discussão sobre os problemas ambientais com foco no aquecimento global de forma científica, de forma que, ao mesmo tempo, possa ser acessível na linguagem a todas as pessoas e que elas sejam envolvidas num processo de transformação; mostrar a gravidade e a urgência dos problemas ambientais provocados pelo aquecimento global e articular a realidade local e regional com o contexto nacional e planetário.
Enfim, o maior desafio está na tomada de consciência de que não somos os donos do Planeta nem temos o poder de usurpá-lo desmesuradamente, causando consequências irreversíveis para a geração vigente e também para as futuras gerações. Tudo será melhor quando cada pessoa começar a fazer o mapa da sua própria pegada ecológica.

Fonte Texto:
Pe. Alcimário Pereira de Oliveira - coord. Campanha da Fraternidade
Blog Paróquia de São Manuel



segunda-feira, 7 de março de 2011

Dia Internacional da Mulher


Chamam –nos de mãe quando nos  tornamos mulher.
De avó, bisavó, trisavó, no exercício pleno da maternidade.
Até de tia nos chamam, no ambiente de trabalho.
Já avançamos profissionalmente, nos equiparando aos demais na qualificação e remuneração, conquistando a tão sonhada igualdade de gêneros.
Já ocupamos cargos políticos, administrativos e de direção de várias pessoas.
Podemos votar, trabalhar, dirigir e até sonhar!
Destacamo-nos por sermos carinhosas, perseverantes, flexíveis, ágeis, organizadas, perceptivas, informadas, dinâmicas, solidárias, compreensivas...
Temos fé, esperança, identidade, mas principalmente, somos abençoadas por Deus porque somos a expressão do amor!
Que o dia da mulher seja a confirmação das nossas conquistas!

Parabéns a todas as mulheres da Equipe Bom Jesus!!!
8 de março de 2011